Uma das coisas que me fascina na atividade da HSA Soluções em Finanças S/A é que somos uma consultoria de resultados práticos.
Não fazemos relatórios estatísticos ou comparativos, não apresentamos projeções de desempenho, diagnóstico de indicadores, valuation futuro da empresa, ou aqueles relatórios cheios de gráficos coloridos, que mais se assemelham a um arco íris, e depois de entregues aos clientes viram “troféu do arrependimento” pelo tempo e dinheiro perdidos, sem nenhuma contrapartida prática (resultado no caixa).
Esse é o tipo de consultoria onde o consultor entra com a “experiência” e o empresário entra com o seu já parco dinheiro, e ao final dos “trabalhos” quem entrou com a experiência sai com o dinheiro, e quem entrou com o dinheiro sai com a experiência de não repetir esse erro.
No nosso trabalho os honorários são sempre um percentual sobre os êxitos obtidos em cada negociação, não tem relatório teórico.
Ou existe o acordo com resultados efetivos, ou não existe acordo.
Quando apresentamos a memória de cálculos dos nossos honorários, não há como questionar os benefícios obtidos, eles são matemáticos, ou é X% da redução da dívida, ou i% da redução dos juros, ou N% do efetivo alongamento de prazos, ou Z% da quitação da dívida.
Por isso é que nos nossos 27 anos, nunca tivemos questionamentos a respeito dos valores dos nossos honorários.
Já tivemos sim choro, pelo valor elevado, como no e-mail abaixo recebido de um cliente. Mas um choro “carinhoso”, ao nos chamar de “anjos” (embora caros)
Sempre digo aos nossos clientes nessa hora: “os nossos honorários podem representar muito dinheiro, mas não são caros. Pois são uma proporção do real benefício obtido em cada negociação.”