Dívidas = Despesas Financeiras, correto? E R R A D O.
Aliás R E D O N D A M E N T E ERRADO !!!
As consequências do endividamento inadequado afetam quase todas as áreas de uma empresa, e de maneira onerosa.
Na produção, a falta de matérias-primas pode resultar em horas paradas, a substituição de fornecedores por intermediários pode aumentar os custos dos materiais, a falta de manutenção ou estoques de peças refletir na produtividade, etc…
Nas vendas, o desespero por faturamento pode forçar os preços para baixo, relaxamento da política de crédito, concessão de mais prazos de pagamento, etc.
Nos recursos humanos, fuga de valores pela insegurança causada, política salariais inadequadas, ou mesmo inviabilizar a redução de pessoal por falta de recursos para as rescisões.
Nas empresas comerciais as constantes faltas de estoques afugentam os clientes, resultando a queda de faturamento e desgaste da imagem.
Na administração em geral, a maior parte da equipe fica igual a time de futebol onde todos ficam só olhando a bola, no caso as dívidas, e tomam um gol atrás do outro, por não cuidar do meio do campo, da zaga e muito menos do gol. Ir para o ataque (tomar iniciativa), nem pensar.
Poderia dar mais uma dúzia de exemplos que constatamos em clientes que nos procuram.
Nas nossas estatísticas, aqui na HSA Soluções em Finanças S/A, esses custos chegam a superar em mais de 3 vezes as despesas financeiras.
As empresas não morrem por causa das despesas financeiras, mas sim pelas consequências do endividamento inadequado.