Fundei a HSA Soluções em Finanças S/A em junho de 1994, incentivado por um amigo, após ter ajudado a outro amigo em comum que enfrentava sérias dificuldades no seu processo de concordata preventiva, que antecedeu a atual recuperação judicial.
Comecei minha carreira como auxiliar de crediário (sim, aquele que preenchia as fichas dos clientes no balcão da loja), depois como gerente de credito, auditor, fui trabalhar num dos bancos mais tradicionais do Brasil, o Banco Mercantil de São Paulo e, logo após, iniciei minhas atividades como executivo de finanças numa indústria têxtil em SP.
No início dos anos 80, o empresário vendeu a companhia, e me solicitou que fosse auxiliar um empresário amigo dele em Santa Catarina, que estava em grandes dificuldades financeiras.
Abre parênteses – desde então nunca mais trabalhei em empresas com situação financeira equilibrada – Fecha parênteses
Felizmente, em pouco tempo, a empresa conseguiu se reorganizar e colocar suas finanças em dia. Um dos principais credores era o banco de desenvolvimento local que, vendo a recuperação da empresa, acabou me indicando para outro empresário do setor metalmecânico, também em dificuldades. Mais tarde assumi a diretoria financeira da terceira maior fundição de aço do país, coordenando o processo de emissão de debentures e posterior abertura de capital.
No início dos anos 90, mudei para Curitiba, para o projeto de saneamento de um grupo industrial, fui diretor geral de uma indústria química e, como disse no início, após ajudar um amigo em dificuldades fundei a HSA.
Lá se vão mais de 30 anos, lidando com empresas em dificuldades financeiras!
Nos 26 anos de HSA apoiando empresas em dificuldades, aprendemos a conhecer as principais razões das crises que podem ser econômicas, políticas, legais, societárias, estratégicas, ou mesmo uma somatória de algumas.
Também atendemos empresas da maioria dos setores da economia.
Porem, na minha opinião, nenhuma das crises anteriores causou tantas mudanças nos parâmetros do mundo dos negócios como as que veremos após a pandemia.
Assim como na lei da selva, os mais fracos morrerão para que os mais fortes sobrevivam e cresçam.
Portanto, a gestão do fluxo de caixa deverá ser a prioridade. Cash is king!
Para a HSA a grande mudança foi aprender e implantar o atendimento à distância dos nossos clientes, com modernos sistemas de vídeo conferência, bem como, com o uso da alta tecnologia, ampliar a capacidade operacional das nossas áreas técnica e de reestruturação.
Visando auxiliar as empresas a superar os momentos de dificuldades desenvolvemos dois produtos novos, que buscam a recuperação e renegociação de passivos fiscais, e o apoio à gestão na crise.
Modernizamos também a nossa identidade visual, com o novo site que será mais interativo com os nossos cliente e parceiros.