Creio que a clareza da definição da missão da empresa é uma das ferramentas mais valiosas, que norteiam a gestão da companhia.
É ela, por exemplo, que nos ajuda a tomar decisões de acordo com a vocação e potencialidades da empresa. Sim, mesmo empresas concorrentes entre si podem ter vocações diferentes.
O Conceito Kelleher, fundador da Southwest Airlines – aérea de baixo custo, é um exemplo interessante do processo decisório da companhia.
Ele sugere, por exemplo, que a empresa precisa estabelecer um número reduzido de padrões gerencias, uma espécie de base conceitual clara e sólida, a partir da qual as decisões são tomadas.
Qualquer sugestão ou decisão deve ser tomada através da resposta à seguinte questão: Ela nos ajudará a transportar passageiros em nossas rotas a um preço menor e um lucro maior?
Por falar em transporte, recordo-me de um seminário onde o palestrante deu como exemplo de erro conceitual a resposta do CEO de uma empresa de navegação marítima, ao ser questionado sobre a missão da empresa.
Ele respondeu: “Transportar passageiros, afinal a cada viagem levamos 4.500 pessoas a bordo!”
Sua resposta, apesar de parecer lógica, foi ridícula.
Afinal quem ficaria 9, 10 ou 14 dias dentro de uma cabine de navio para ir de Santos a Miami, e por preço muito mais caro, se pode chegar à Miami por avião em 9 horas?
Ficou óbvio que a empresa de navegação não é uma empresa de transporte, e sim de hotelaria, turismo e lazer. Se o navio não tivesse os atrativos que tem, ninguém, além de containers, viajaria em navios.
Portanto a equipe, os custos, atrações e prioridades devem ser direcionadas para esse objetivo.
E com esse conceito é que definimos a missão da HSA Soluções em Finanças S/A: SALVAR EMPRESAS.
Para esse objetivo que desenvolvemos todas as nossas ferramentas e serviços, adequadas às necessidades de cada caso.
RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS
RECUPERAÇÃO JUDICAL
GESTÃO TEMPORÁRIA PARA CRISE
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS FISCAIS