A fase mais crítica da reestruturação de dívidas é o planejamento e a definição das ferramentas a serem utilizadas.
Uma vez definidas as ferramentas possíveis, as estratégias devem ser adaptadas à atividade operacional da empresa em dificuldades financeiras. Isso faz toda a diferença no desenvolvimento da reestruturação.
Numa Construtora/Incorporadora por exemplo, os credores podem/devem ser classificados por grupos. Cada grupo de credores tem a sua característica, assim como dentro de cada grupo, cada crédito tem a sua peculiaridade.
Outra questão importante a ser avaliada é se os empreendimentos estão abaixo de uma SPE, SCP ou como Patrimônio de Afetação na própria incorporadora/construtora.
Vejamos os principais grupos de credores que encontramos nessa atividade:
BANCOS COM FINANCIAMENTO À PRODUÇÃO – CRÉDITO IMOBILIÁRIO
BANCOS E INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO – CAPITAL DE GIRO
INVESTIDORES
PERMUTANTES
FORNECEDORES
PRESTADORES DE SERVIÇO
PARTICULARES
EX-CLIENTES POR DESISTÊNCIA
EX-CLIENTES POR MULTAS
OBRAS A CONCLUIR
Sim, obras a concluir devem ser considerados como credor, pois elas irão exigir recursos para a sua conclusão, e são fundamentais para a solução de uma parcela significativa dos credores.
É com a conclusão da obra que será apurado o valor real do VGV, serão feitos os repasses dos financiamentos das unidades vendidas através de crédito imobiliário, a entrega das unidades vendidas sem financiamento ou financiamento direto, a quitação dos permutantes (ainda que parcialmente), liquidação dos investidores, negociação das multas por atrasos etc.
Nesses 27 anos já atendemos diversas incorporadoras, realmente é uma das reestruturações mais complexas.
Por outro lado, na reestruturação de dívidas de uma rede de concessionárias de veículos, teremos como credores:
A MONTADORA E SEU BANCO
BANCOS E INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO – CAPITAL DE GIRO
PEQUENOS FORNECEDORES DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO E SERVIÇOS
É uma situação em que o maior credor é o único fornecedor do principal produto, dono da marca, e uma relação jurídica única.
Normalmente a montadora e seu banco representa mais de 80% dos passivos a serem negociados.
Já atendemos algumas concessionárias de veículos, e cada montadora tem uma estratégia e uma postura diferente para lidar com a sua concessionária.
Daí é fácil concluir quão diferentes serão as estratégias para a negociação. Nada impossível, nem mais fácil e nem mais difícil, apenas uma negociação diferente.