Nada como terminar o ano com a missão cumprida!
HAIRCUT DE 55% E 3 ANOS PARA PAGAMENTO
Uma negociação que durou 11 meses, inúmeras reuniões, envolvimento de diversas equipes (Time da HSA, Jurídico, Tributário e Gestores do Cliente) e a participação de Fundos parceiros, resultou num acordo com um haircut de US$ 1.510.739,78, e três anos de prazo para pagamento.
A complexidade da negociação envolveu desde o planejamento tributário, sem o qual boa parte dos benefícios obtidos pelo haircut poderiam ser corroídos pelos impostos, ao fluxo de amortizações para que o acordo possa ser cumprido com segurança, e um plano “B” com apoio dos fundos para eventuais riscos no decorrer do cumprimento do acordo.
Sem o planejamento tributário os impostos levariam quase US$ 500.000,00 do haircut.
Sem o apoio dos fundos todo o haircut poderia ser perdido, já que está condicionado ao cumprimento do acordo.
Sem o apoio dos jurídicos, e aqui a nossa homenagem a ambos os jurídicos, dificilmente se obteriam as condições que viabilizaram o acordo. Ops… foram três jurídicos!
Sem a lição de casa e, diga-se de passagem, muito bem feita pela equipe de gestores do cliente, a empresa não teria condições de firmar esse, e nem outros acordos.
E sem os trabalhos técnicos da nossa equipe, a HSA não teria condições de desenvolver as estratégias e conduzir as negociações que resultaram nesse acordo.
Como dá para ver por esse case, renegociação de dívidas é uma atividade tão complexa que não tem espaço para vaidades, estrelismo ou mesmo falsa modéstia.
O verbo Eu Ganhei, Nós Empatamos, Vocês Perderam, não se aplica à atividade de reestruturação de dívidas.
Aliás, creio que esse verbo não se aplica a nada na vida, nem quando alguém ganha sozinho na Loteria (nesse caso não há o Nós Empatamos)!