Nessa época sempre fazemos uma retrospectiva do ano que se finda e criamos as expectativas, sempre positivas, para o ano vindouro.
Também fazemos um mea-culpa dos erros cometidos, sobre o que deixamos de fazer, e definimos metas e objetivos melhores para o novo ano.
Hoje, um dos raros dias calmos aqui na HSA Soluções em Finanças S/A, resolvi refletir sobre o que mudar na HSA para 2022.
Pensando bem, temos 27 anos de existência e sempre na mesma atividade que é SALVAR EMPRESAS através da reestruturação de dívidas e apoio à gestão de crises.
Quando iniciamos, lá em 1994, um amigo marketeiro sugeriu o nome de SAGE-Sistemas Assessoria e Gestão Empresarial, que além de expressar a nossa atividade, era um sinônimo de sabedoria.
Em menos de um ano mudamos o nome para a HSA Soluções em Finanças, porque havia uma outra consultoria com um nome parecido.
Desde então, foi a única mudança que fizemos!
Evoluímos sim, a cada dia, independentemente de ser um dia festivo ou não.
Evoluímos para nos adequar às novas condições de mercado, às novas tecnologias, novas leis e, principalmente, para superar a evolução dos nossos concorrentes, apesar de raros.
O nosso banco de dados, criado em 1994, é atualizado diariamente e muito utilizado até hoje pelo Dpto. Técnico.
Nesse banco de dados temos históricos de taxas de juros nas diversas modalidades de operações, moedas, indexadores, índices setoriais, artigos e informações sobre credores em potencial (não só de bancos), históricos de negociações e até algumas informações que consideramos estratégicas, que fomos adicionando ao longo dos anos.
As estratégias de renegociação também não mudaram, elas evoluíram. No campo jurídico por exemplo, elas passaram da Concordata Preventiva (fizemos algumas) para Recuperação Judicial, e a própria Recuperação Judicial evoluiu ano a ano, até a nova lei agora em 2021.
Ainda no campo jurídico, as antigas revisionais hoje são peças de museu, ou medidas meramente protelatórias com sérias consequências e riscos aos devedores. O Judiciário já tem teses consolidadas a respeito das antigas discussões sobre anatocismo, abusividades, hipossuficiência e mesmo a aplicação do CDC.
Mesmo os fornecedores hoje, tem condutas comerciais e financeiras totalmente diferentes das praticadas quando iniciamos a nossa operação.
A legislação trabalhista evoluiu, e até as dívidas fiscais hoje são passíveis de negociação direta com os credores, sejam elas federais, estaduais ou municipais.
Incrível como nas nossas reuniões semanais sempre descobrimos algo novo para evoluir.
Mas a única coisa que não evoluiu, e nem mudou, é que dívidas são pagas com geração real de lucros ou monetização de ativos.
Vendo essa retrospectiva de 27 anos, até poderia dizer que não precisamos mudar nada na HSA Soluções em Finanças S/A, apenas evoluir, assim como fazemos diariamente.
Mas não, assim como mudamos o nome de SAGE para HSA (e foi uma mudança radical), chegou a hora de novas mudanças na HSA depois de 27 anos, a começar pela minha sucessão, e por um modelo de negócios que perpetue a HSA Soluções em Finanças como referência na missão de SALVAR EMPRESAS.