Nós, como a maioria das consultorias, falamos habitualmente dos problemas e soluções dos outros.
Mas somos uma empresa como qualquer outra, que tem custos de pessoal, energia, matérias-primas, equipamentos, despesas administrativas, comerciais, viagens, tributárias, e também temos necessidade de capital de giro (e muito).
O maior custo é com a nossa equipe, nossa principal matéria-prima, visto que o nosso produto é inteligência para reestruturação de dívidas.
Apesar de ser um gasto substancial, considero esse custo um investimento melhor do que em qualquer ativo. Pois, ao contrário do imobilizado, a equipe não se deprecia com o tempo, e sim se valoriza.
O nosso segundo maior custo são, na verdade foram, as despesas com viagens.
Hotéis, restaurantes, táxis, passagens aéreas, e mesmo a utilização de helicóptero próprio que agiliza em muito os deslocamentos para cidades sem apoio da aviação comercial, ou mesmo dentro de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
E justamente em relação a esses custos, é que a crise trouxe alguns benefícios e oportunidades:
Literalmente “zeramos” as despesas de viagens nos últimos 13 meses. Nada de passagens aéreas, hotéis, restaurantes, táxis, e nem voos de helicóptero que tem um custo/hora extremamente elevado.
Despesas que representavam mais de 18% dos nossos custos.
Isso se deu graças à ampla utilização das ferramentas de vídeo conferência, tais como o Teams, Zoom, Google Meet e outras, que se popularizaram com as regras de distanciamento.
Com essas ferramentas conseguimos fazer, num único dia, reuniões com a nossa equipe, com cliente em Porto Alegre, com um fornecedor em São Paulo, e um banco no Rio de Janeiro, o que seria impossível por reuniões presenciais.
Mas empresas não vivem de reduções de custos, vivem de faturamento/receitas e oportunidades de negócios.
Aliás, se você reduzir 100% dos custos de uma empresa, ela simplesmente deixa de existir.
A crise também trouxe alguns benefícios e, principalmente, oportunidades:
A primeira oportunidade foi, com a popularização dos sistemas de vídeo conferência, poder atender clientes em todo o Brasil. Já estamos atendendo no MS, MG, e RJ, o que antes era impossível, dada as dificuldades de logística.
Até então, em função dos tempos de deslocamento e custos das viagens, somente atendíamos clientes no PR, SC, RS, e SP.
O segundo benefício foi a eliminação das horas de deslocamento em viagens, o que nos permite atender um número maior de clientes, e com mais agilidade.
Afinal, como sempre digo, a nossa matéria-prima são horas/homem disponíveis. E a maioria das horas gastas em viagens são improdutivas.
E talvez a maior novidade, nos 26 anos da HSA Soluções em Finanças, seja um novo modelo comercial com parcerias locais para o atendimento aos clientes, nas regiões onde ainda não atuamos.
O projeto, que estamos finalizando, será uma franquia com a bandeira, suporte e tecnologias da HSA Soluções em Finanças S/A.