Renegociar dívidas significa conhecer os valores das dívidas junto a instituições financeiras, fornecedores, credores trabalhistas, e o fisco, ”sentar” na frente de cada credor, falar das dificuldades da empresa, solicitar carência, redução nos juros, prazo longo de pagamento, e depois aceitar as “melhores” condições ofertadas por cada credor.
Alguns darão carência, outros prazos de pagamento (no máximo 60 meses), outros algum haircut, e alguns executarão as dívidas, e boa parte do patrimônio da empresa e dos acionistas será comprometida em garantia das renegociações.
Pronto! Dívidas renegociadas, consultor feliz, empresário aliviado e ……empresa a caminho da falência.
REESTRUTURAR PASSIVOS (em maiúsculo mesmo), é o que fazemos na HSA Soluções em Finanças.
Na reestruturação de passivos, as negociações buscam adequar o fluxo de pagamentos das dívidas à real capacidade financeira da companhia, preservando a operação do dia a dia da empresa.
Para isso, orientamos nossos clientes que se preparem, e façam o planejamento da sua operação sem considerar as dívidas existentes, mas também sem crédito futuro, pelo menos a curto prazo. E, principalmente, com a gestão focada em MAXIMIZAR o resultado líquido de caixa.
É com esse resultado que as dívidas serão pagas.
Paralelamente, reconstituímos todo o histórico de cada credor, analisamos os riscos estratégicos, os potenciais de haircut, os riscos e potencialidades jurídicas, as alternativas de pagamentos, e assim definimos as estratégias a serem utilizadas com cada um dos credores.
Porém, sempre focados em não comprometer o fluxo de caixa da operação.
Afinal, é salvando a empresa que salvamos os credores!