HSA Soluções em Finanças S/A

Gestão de crise

A experiencia do fundador da HSA de mais de 15 anos como CFO e CEO, e nos últimos 26 anos na reestruturação de dívidas de medias e grandes empresas permite, de maneira clara, a identificação das principais razões das crises financeiras. 

Diferentemente da grande maioria das consultorias e consultores de turnaround, o modelo de gestão desenvolvido pela HSA é efetivamente temporário, não visa a substituição dos principais executivos da companhia e nem o afastamento dos acionistas e seus descendentes. 

Muito pelo contrário, o modelo tem por finalidade desenvolver e implantar uma metodologia de gestão e de tomada de decisões, própria de cada empresa e da sua cultura, treinar e orientar a equipe da companhia, seus acionistas e herdeiros.    

Costumamos dizer que não é o fato de alguns executivos da empresa terem o mesmo sobrenome, caracterizando a empresa familiar, que ela está fadada ao fracasso. O que leva ao insucesso é a forma e metodologia das decisões ou a falta delas. 

Vamos lembrar que, exceto as empresas estatais, TODAS as empresas do mundo tiveram sua origem em alguma(s) família(s), e em muitas esse sobrenome é a marca da companhia como: Ford, C&A, Randon, etc… 

O modelo da HSA visa justamente o apoio externo para a tomada de decisões. 

Faça sua empresa voltar a crescer

HSA Soluções em Finanças

Conheça nossa

metodologia

O modelo de gestão de crise da HSA é apoiado por um conselho consultivo multidisciplinar, composto por seis executivos e/ou empresários em plena atividade, que executam o papel equivalente a um Conselho de Administração.
Com formação em engenharia, administração, direito, contabilidade e economia e vasta experiência em:

– produção e processos
– gestão de pessoas
– marketing e gestão de equipe de vendas
– direito empresarial e familiar
– planejamento tributário
– finanças
– governança corporativa

Com o apoio técnico da equipe da HSA, o conselho se reúne inicialmente para analisar a situação da companhia, identificar as necessidades e elaborar a pauta de reuniões, primeiramente com os acionistas e posteriormente com a equipe gerencial da companhia para validar ou alterar o diagnóstico.

Na segunda fase, com o apoio técnico da equipe da HSA, serão criadas as ferramentas de informações gerenciais e acompanhamento de gestão, com a maior proximidade possível ao sistema de informações já existente na companhia.

Uma vez desenvolvidas as ferramentas de análise e gestão, o conselho discutirá as alternativas e as principais decisões possíveis, que serão quantificadas pela equipe técnica da HSA, e uma vez pré aprovadas serão levadas aos acionistas e, posteriormente aos executivos para discussão, revisão e validação.

Validadas as decisões a execução será acompanhada pelo conselho, em reuniões mensais, para a avaliação do desempenho, cumprimento de metas, manutenção ou alteração das estratégias.

Uma vez atingidas as primeiras metas, as reuniões do conselho e monitoramento por parte da HSA, passarão a ser bimensais, trimestrais e semestrais, encerrando assim o período da consultoria.

A remuneração da HSA será composta por um valor mensal de pro labore, e uma taxa de êxito correspondente a um percentual, a ser definido em cada projeto, do lucro líquido adicionado dos valores de depreciação contabilizados.

Fale com um de nossos especialistas